Rugby: um esporte em ascensão na América Latina

 A seleção feminina brasileira é a que mais vem se destacando no continente latino-americano

Em alguns países da América Latina, como o Uruguai e a Argentina, o Rugby já é um   sucesso. No Brasil, a modalidade ainda está em processo de popularização, mas vem     recebendo cada vez mais destaque. Nas olimpíadas do Rio de Janeiro, por exemplo, em 2016, o Rugby de sete jogadores (uma das modalidades do esporte) está confirmado. O país já possui a seleção feminina mais forte da América Latina e a expectativa para os Jogos Olímpicos de 2016 é grande.

Curitiba também conta com algumas equipes. A principal é o Curitiba Rugby, que possui times em várias categorias femininas e masculinas. Para o time,  o esporte é também um importante aliado na formação de crianças e adolescentes e divulga o Rugby em escolas públicas da região do seu centro de treinamento, no Tarumã.

O coordenador do Rugby Curitiba, Juarez Villela,  na popularização do esporte e no seu potencial social.  “A gente nota uma grande procura das pessoas pelo Rugby aqui no centro de treinamentos, elas querem conhecer e aprender sobre o esporte. Nós até criamos o Rugby Day aqui, que é um ‘aulão’ para mostrar a modalidade para os interessados", conta.

O esporte

O Rugby nasceu na Inglaterra, no século XVII e é muito popular em países de colonização britânica, como Nova Zelândia, África do Sul e Austrália. Na América Latina os países que mais se destacam são a Argentina e o Uruguai, mas há uma expansão no Brasil, que possui a equipe feminina mais forte da região. A regra básica consiste em levar a bola até ultrapassar a linha, podendo fazer o passe para os companheiros apenas lateralmente ou para trás. Também existe o chute, como no futebol americano, esporte que derivou do Rugby. 

Texto: Karyme Kaminski/ Imagem: Rafael Silva



Deixe seu comentário