Noite Ilustrada fez sucesso gravando Paulo Vanzolini
(28/07/03)
Folha Online
Mario de Souza Marques Filho, o Noite Ilustrada, nasceu no dia 10 de abril de 1928 em Pirapetinga, Minas Gerais. Ainda criança foi morar com o pai no Rio de Janeiro, onde estudou em colégio interno e de onde saiu com 17 anos.
Do colégio interno foi trabalhar em Vila Izabel, onde conheceu os sambistas da Mangueira.
Voltando para a cidade natal conheceu o humorista Zé Trindade, que fazia shows na região. Como sabia tocar violão, passou a fazer parte do regional da Rádio Novo Mundo. Durante a excursão fez sua estréia no palco como cantor no lugar de um colega que faltou. Por não se lembrar do nome do "principiante", Zé Trindade o anunciou como "Noite Ilustrada", nome de uma revista carioca que estava no seu bolso.
De volta ao Rio de Janeiro começou a cantar em parques e decidiu-se definitivamente pela carreira de cantor. Passou a se apresentar em boates e na Rádio Tupi. Logo fez contato com vários cantores da época, como Ataulfo Alves, Nerino Silva, Zé Kety e Nelson do Cavaquinho.
Mudou-se para São Paulo em 1956 e gravou o primeiro disco, um 78 rpm, em 1958. O sucesso só veio em 1963, quando gravou "Volta por Cima", música de Paulo Vanzolini. Depois vieram outros sucessos, como "Dedo de Lua", "Barracão" e o "Neguinho e a Senhorita".
Em 1984 foi para Recife (PE) e deu continuidade ao seu trabalho fazendo shows no norte do país. Em 1996 foi morar em Atibaia (65 km de São Paulo).
Ao todo gravou 38 álbuns. O último foi em 2001, "Perfil de Um Sambista", pela gravadora Trama.
|