CASLA - NOTÍCIAS


HELENA KOLODY

(08/01/03)


"Trazendo luar nos cabelos. Constelações na memória. Orvalho no olhar"


Faz tanto tempo, quase cem anos, quase um século. São 90 anos bem-vividos e bem-cantados e decantados, com muita alegria e poesia, anos, meses, dias, noites de lua, dias de sol. Noventa anos de vida vivida completa. Helena Kolody, beleza no ser, beleza no viver, beleza no fazer. Nela, poeta, a fonte não secou, o sol não se apagou, nem lhe fugiu a poesia: "...Melodiosa filigrana, que uma bailarina tece em gestos delicados..."

Noventa anos: "Tudo o tempo leva. A própria vida não dura. Com sabedoria, colhe a alegria de agora para a saudade futura".

Noventa anos de Helena Kolody – a vida vai durando com alegria poesia, beleza. Ela sempre diz: "Meu instrumento de arte e de trabalho sempre foi a palavra. Aprendi a conhecer o poder extraordinário que a palavra tem e adquiri consciência da responsabilidade que a palavra gera. Ela tem um valor presente e um valor futuro incalculável... Que a palavra esclareça, encoraje, console, encaminhe. Seja uma luz no mundo, um instrumento de paz e fraternidade".

E Helena Kolody escolhe em suas poesias aquele que acha ser um retrato de sua vida: "Essa poesia descreve a minha vida. É que abre um flash de realidade, é minha infância transfigurada pela saudade".

Valêncio Xavier
Cineasta e escritor, autor de Mez da Grippe e Outros Livros.



há mais de 20 anos na Luta pela Integração Latino-Americana