CASLA - NOTÍCIAS


Aproveite a internet para conhecer o Brasil

(15/01/03)


MARCELO VAZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Passadas as eleições de outubro de 2002, o clima ainda é de lua-de-mel entre a população e o novo governo, que começa a tomar pé do país que vai administrar. Nesta página, você confere uma série de sites que apresentam um perfil do país que a antiga oposição encontra -a economia, a cultura e a geografia- e caminhos para acompanhar as mudanças, caso elas venham a se concretizar.
Há endereços que tratam das estatísticas e da natureza do Brasil. Outros preferem cuidar da área econômica, e não são poucos os que divulgam causas sociais ou retratam a cultura brasileira.
Que tal começar com a natureza, sempre apontada como uma das grandezas do Brasil? O tema é a estrela do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), cujo site, www.ibama.gov.br, é uma boa fonte para conhecer os ecossistemas brasileiros, as reservas ecológicas e os parques nacionais -além das diretrizes que indicam que tipo de atividade o órgão fiscaliza.
Na rede, a "militância verde" do Greenpeace levanta a voz para falar sobre os principais casos de contaminação química no Brasil, em www.greenpeace.org.br.
O Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org) também se preocupa com a natureza -traz, por exemplo, as principais manchetes de notícias ambientais colhidas na imprensa. Outra frente de trabalho do grupo é a defesa dos índios brasileiros e de sua cultura. Confira as seções especiais Povos Indígenas do Brasil -uma pequena enciclopédia sobre o tema- e Índios e Militares.
Vale a pena visitar, em www.imazon.org.br, a página do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia). Um dos destaques é uma série de 20 livretos sobre a Amazônia, um dos principais tesouros brasileiros. Entre os temas estão o garimpo, a pecuária e a biodiversidade.
Se quiser ter informações sobre o espaço aéreo do país, procure o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em www.inpe.br). O instituto divulga imagens de satélite do Brasil, previsão do tempo e mantém os internautas atualizados a respeito dos estudos que realiza.



há mais de 20 anos na Luta pela Integração Latino-Americana