CASLA - NOTÍCIAS


Advogado quer intimar Rumsfeld e Kissinger no julgamento de Saddam

(28/03/04)


da France Presse, em Paris

O advogado francês Jacques Verges, que se encarregará da defesa de Saddam Hussein, quer conseguir que compareçam ao julgamento do ex-ditador iraquiano o secretário norte-americano de Defesa, Donald Rumsfeld, e o ex-secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger --governo Richard Nixon (1969-1974).

Verges ainda não sabe em qual instância --um tribunal iraquiano, norte-americano ou penal internacional-- se desenvolverá o julgamento de Saddam Hussein.

Ele qualificou Rumsfeld de "caixeiro viajante de toxinas e elementos químicos" destinados às armas de destruição em massa no Iraque.

Em uma entrevista à rádio privada francesa Europe 1, disse que Estados Unidos e Grã-Bretanha venderam armas de destruição em massa aos iraquianos e que Rumsfeld viajou ao Iraque em 1984 como emissário do então presidente Ronald Reagan (1981-1989).

Saddam recebeu apoio americano na guerra do Iraque contra o Irã (1980-1988).

Também afirmou que tem as transcrições das conversações que Kissinger manteve com as autoridades iraquianas.

Ao ser perguntado sobre os massacres de civis iraquianos imputados a Saddam Hussein, Verges assegurou que os mortos mais numerosos entre os civis (500.000 menores e anciãos) foram os registrados em conseqüência do embargo imposto ao Iraque".



há mais de 20 anos na Luta pela Integração Latino-Americana