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Morre o compositor Zbigniew Henrique Morozowicz de Curitiba

(19/02/08)


O compositor Zbigniew Henrique Morozowicz, conhecido também por Henrique de Curitiba, morreu às 14 horas desta segunda-feira (18/2) no Hospital Pilar, em Curitiba, aos 73 anos. O músico esteve internado na UTI por dez dias, vítima de uma endocardite bacteriana – doença da qual já havia sofrido anteriormente.

No dia 25 de janeiro deste ano, Henrique submeteu-se a uma cirurgia para a colocação de prótese no joelho, e mostrou-se bastante debilitado após o seu retorno a casa. Uma bateria de exames revelou o retorno da endocardite.

Nascido em 29 de agosto de 1934, em Curitiba, o compositor deu seus primeiros passos na música bastante jovem. A história da família Morozowicz se confunde com a do estado do Paraná. O patriarca Tadeu Morozowicz foi dançarino e coreógrafo na Polônia, e se apresentou regularmente no Teatro Scala, em Milão. Casado com uma pianista, o casal imigrou para o Brasil em 1926.

No ano de 1950, Henrique Morozowicz (o “de Curitiba” foi adotado depois, para facilitar a pronúncia) foi convidado para tocar o orgão de tubos da Catedral da cidade. É desse período que datam suas primeiras composições – peças para o coral feminino. Guiado por sua professora, Mme. Devrainne, o músico se formou em 1953 na Escola de Música e Belas Artes.

Após terminar seus estudos em Curitiba, Morozowicz foi realizar um aperfeiçoamento em um instituto dirigido pelo professor H.J. Koellreuter, em São Paulo. O jovem compositor realizou pesquisas de harmonia, contraponto, análise e composição, além de se interessar pela modernidade e obras do século 20.

A notícia da realização do 4.º Concurso Internacional Frederic Chopin, em Varsóvia (Polônia), serviu como um novo estímulo para a carreira do músico. Incentivado por sua antiga professora, Mme. Devrainne, Morozowicz representou o Paraná no concurso.

Apesar de não passar da primeira fase, recebeu uma bolsa da Sociedade Polônia para um aperfeiçoamento. Durante o ano de 1960, o músico teve a oportunidade de aprender mais sobre a obra de Chopin (1810 – 1849).

De volta ao Brasil, compôs inúmeras obras, especialmente entre os anos de 1962 e 1971, período em que aconteceram os Cursos Internacionais de Música do Paraná, dirigidos pelo maestro Roberto Schnorremberg. Uma fase importante para a música erudita no estado.

Mestrado

Em 1979 realizou o mestrado em Composição Musical, graças a uma bolsa na Universidade de Cornell, em Nova Iorque. Os dois anos representaram um importante amadurecimento musical na obra do compositor.

Durante as décadas de 1980 e 1990, Morozowicz continuou compondo e dando aulas na UFPR e em escolas de música. Morou em Londrina por cinco anos e obteve reconhecimento internacional por sua obra.

Convidado pela Universidade Federal de Goiás, lecionou composição e bases teóricas na instituição até o ano de 2006, quando retornou a Curitiba. Sua morte - comparada por músicos à de padre José Penalva, em 2002 (leia reportagem abaixo) - deixou um imenso vazio no cenário erudito paranaense.

O sepultamento acontece nesta terça-feira, às 10h30, no Cemitério Parque Iguaçu (Rua Nicolau José Gravina, 292 - Cascatinha).

Comunidade musical lamenta

Foi com grande pesar que a comunidade erudita paranaense recebeu a notícia da morte do compositor Henrique de Curitiba. Algumas das pessoas entrevistadas pela reportagem do Caderno G ainda tinham em mente a emoção e satisfação com que Henrique Morozovicz presenciou o lançamento do CD Ecos da Fé na Alma Brasileira, do coro feminino Collegium Cantorum, realizado durante a programação da 26.ª Oficina de Música de Curitiba. “Fico surpreso com a notícia, pois ele me parecia muito bem. É realmente uma perda enorme. Ao lado do padre José Penalva, falecido em 2002, seu nome era o mais importante da música erudita paranaense”, compara o compositor, musicólogo e professor Harry Crowl.

A comparação com a importância de Penalva também foi ressaltada pela maestrina e diretora do coral Collegium Cantorum, Helma Haller, amiga pessoal de Morozovicz. “Uma de suas últimas alegrias, sem dúvida, foi o lançamento do nosso CD. Ele esteve muito presente em nossa trajetória, desde a fundação do coral. Sempre foi muito ligado à obra vocal e tentou ao máximo adaptar suas composições para que corais leigos pudessem interpretá-las”, destaca Helma.

Co-autora do Catálogo Temático Henrique de Curitiba, publicado em 2002 e principal material de pesquisa sobre as composições de Morozovicz, a historiadora Liana Justus ressalta o reconhecimento do trabalho do compositor fora do Brasil, especialmente em países como Bélgica e os EUA. “Sua obra transcende o Paraná. Ele já veio de uma tradição familiar fortemente ligada à arte. Na música, foi um grande inovador, graças à utilização de temas populares em suas composições, o que as tornava de fácil acesso e rápida apreciação. Seu trabalho também foi de igual importância na parte da música para corais”, explica.



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